segunda-feira, 22 de setembro de 2014

6º dia de oficina: Guarnicê!

O Auto do Boi do Pilarzinho está ficando divertido! Os participantes estão escrevendo o roteiro e compondo as toadas de boi!

Segue uma pequena amostra:

"Corre pra ver,
já vai começar
no pátio da escola
o boi vai girar"!


terça-feira, 16 de setembro de 2014

"Um pouquinho de Brasil,iaiá" no programa Mais Cultura Popular no Pilarzinho!





Dia 12 de setembro foi apresentada a peça "Um pouquinho de Brasil,iaiá" para os alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Professora Maria Heloísa Casselli. 




terça-feira, 9 de setembro de 2014

4º dia de oficina Mais Cultura Popular no Pilarzinho - E vem o Auto do Boi do Pilarzinho!

No dia 5 de setembro (sexta-feira), foi realizada a quarta oficina do Programa Mais Cultura Popular no bairro Pilarzinho em Curitiba/PR. Nas oficinas anteriores foram apresentados os instrumentos utilizados na 
brincadeira do Boi como matraca, pandeirão, onça e maracá. link da matéria exibida na TV É Paraná: http://www.e-parana.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=12098)

Participam das oficinas aproximadamente dezessete pessoas, dentre alunos, professores e comunidade em geral, que passam a conhecer a história do Bumba Boi interpretada através de música, teatro, dança e artes visuais e pela construção do Auto do Boi durante as oficinas. 

O repertório do professor e ator André Daniel com os alunos é construído por meio de técnicas de teatro, música e dança, como aquecimento vocal, relaxamento, consciência corporal, comicidade, cantigas e as brincadeiras do Bumba Boi. 

Durante os exercícios corporais é narrado o enredo do “Auto do Boi”. Nesse processo os alunos aprendem sobre a história da “Catirina e seu desejo de comer a língua do Boi” e os demais personagens, como o “Vaqueiro”, o “Empregado”, o “Fazendeiro” e o “Pajé”. A figura do Boi é o símbolo da cultura popular brasileira e representa a musicalidade dos diversos grupos étnicos que compõem o Brasil, com ênfase nos povos indígenas, portugueses e afro-brasileiros. É uma manifestação viva da cultura popular brasileira em diferentes regiões, explica a atriz Ka Nêga.  No Paraná e em Santa Catarina recebe o nome do “Boi de Mamão” e aparece no Carnaval. 

Para a Bibliotecária Maria Selma Fuzette, a oficina mostra para as crianças e adolescentes outra realidade cultural. “É a segunda vez que participo, é bem útil para aprender sobre a concentração, voz, teatro e a cultura de outra região”, comenta Selma.

Dia 20 de setembro os alunos apresentam uma peça sobre o Boi, construída durante as oficinas do Programa Mais Cultura Popular no Pilarzinho com o Grupo Baquetá, que acontecem toda sexta-feira, das 13h às 17h na Escola Estadual Profa Maria Heloísa Casselli – Pilarzinho.

Da Assessoria.



sexta-feira, 29 de agosto de 2014

3º dia de Oficina - Tocando Boi!

Hoje foi nossa terceira oficina na Escola Estadual Profª Maria Heloisa Casselli. Os participantes estavam empolgados com os instrumentos e com o boi! Todo mundo tocou pandeirão, matraca, maracá e onça! Todo mundo entrou no boi e dançou muito! Fechamos nosso dia com uma entrevista para a TV É Paraná. A reportagem vai passar no Canal 9 na próxima segunda-feira, no jornal da emissora. Ahêa Boi!



sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Primeiro dia de oficinas do Programa Mais Cultura Popular no Pilarzinho

Hoje foi o primeiro dia do ciclo de oficinas de dança, teatro, música e artes visuais na Escola Estadual Professora Maria Heloisa Casselli. Cerca de 20 pessoas de diferentes idades participaram com muita alegria e disposição! Jogos de teatro, percussão corporal, e atividades visuais marcaram este primeiro encontro.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

"Um pouquinho de Brasil, iaiá" no Parque Tingui

Domingo, dia 10 de Agosto, foi dia de apresentação do espetáculo teatral "Um pouquinho de Brasil, iaiá" no na Rosa dos Ventos do Parque Tingui. O evento foi organizado com o objetivo de divulgar o Programa Mais Cultura Popular no Pilarzinho, que terá início na próxima sexta-feira, dia 15, com oficinas gratuitas de teatro, dança, música e artes visuais!


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cortejo Mais Cultura Popular no Pilarzinho com o Grupo Baquetá

Ontem, dia 03/08/2014 foi realizado o Cortejo de divulgação do Programa Mais Cultura Popular no Pilarzinho, que será desenvolvido pelo Grupo Baquetá na Escola Estadual Profª Maria Heloisa Casselli. Com muita cor, música e dança o Grupo divertiu a comunidade!