segunda-feira, 22 de setembro de 2014

6º dia de oficina: Guarnicê!

O Auto do Boi do Pilarzinho está ficando divertido! Os participantes estão escrevendo o roteiro e compondo as toadas de boi!

Segue uma pequena amostra:

"Corre pra ver,
já vai começar
no pátio da escola
o boi vai girar"!


terça-feira, 16 de setembro de 2014

"Um pouquinho de Brasil,iaiá" no programa Mais Cultura Popular no Pilarzinho!





Dia 12 de setembro foi apresentada a peça "Um pouquinho de Brasil,iaiá" para os alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Professora Maria Heloísa Casselli. 




terça-feira, 9 de setembro de 2014

4º dia de oficina Mais Cultura Popular no Pilarzinho - E vem o Auto do Boi do Pilarzinho!

No dia 5 de setembro (sexta-feira), foi realizada a quarta oficina do Programa Mais Cultura Popular no bairro Pilarzinho em Curitiba/PR. Nas oficinas anteriores foram apresentados os instrumentos utilizados na 
brincadeira do Boi como matraca, pandeirão, onça e maracá. link da matéria exibida na TV É Paraná: http://www.e-parana.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=12098)

Participam das oficinas aproximadamente dezessete pessoas, dentre alunos, professores e comunidade em geral, que passam a conhecer a história do Bumba Boi interpretada através de música, teatro, dança e artes visuais e pela construção do Auto do Boi durante as oficinas. 

O repertório do professor e ator André Daniel com os alunos é construído por meio de técnicas de teatro, música e dança, como aquecimento vocal, relaxamento, consciência corporal, comicidade, cantigas e as brincadeiras do Bumba Boi. 

Durante os exercícios corporais é narrado o enredo do “Auto do Boi”. Nesse processo os alunos aprendem sobre a história da “Catirina e seu desejo de comer a língua do Boi” e os demais personagens, como o “Vaqueiro”, o “Empregado”, o “Fazendeiro” e o “Pajé”. A figura do Boi é o símbolo da cultura popular brasileira e representa a musicalidade dos diversos grupos étnicos que compõem o Brasil, com ênfase nos povos indígenas, portugueses e afro-brasileiros. É uma manifestação viva da cultura popular brasileira em diferentes regiões, explica a atriz Ka Nêga.  No Paraná e em Santa Catarina recebe o nome do “Boi de Mamão” e aparece no Carnaval. 

Para a Bibliotecária Maria Selma Fuzette, a oficina mostra para as crianças e adolescentes outra realidade cultural. “É a segunda vez que participo, é bem útil para aprender sobre a concentração, voz, teatro e a cultura de outra região”, comenta Selma.

Dia 20 de setembro os alunos apresentam uma peça sobre o Boi, construída durante as oficinas do Programa Mais Cultura Popular no Pilarzinho com o Grupo Baquetá, que acontecem toda sexta-feira, das 13h às 17h na Escola Estadual Profa Maria Heloísa Casselli – Pilarzinho.

Da Assessoria.



sexta-feira, 29 de agosto de 2014

3º dia de Oficina - Tocando Boi!

Hoje foi nossa terceira oficina na Escola Estadual Profª Maria Heloisa Casselli. Os participantes estavam empolgados com os instrumentos e com o boi! Todo mundo tocou pandeirão, matraca, maracá e onça! Todo mundo entrou no boi e dançou muito! Fechamos nosso dia com uma entrevista para a TV É Paraná. A reportagem vai passar no Canal 9 na próxima segunda-feira, no jornal da emissora. Ahêa Boi!



sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Primeiro dia de oficinas do Programa Mais Cultura Popular no Pilarzinho

Hoje foi o primeiro dia do ciclo de oficinas de dança, teatro, música e artes visuais na Escola Estadual Professora Maria Heloisa Casselli. Cerca de 20 pessoas de diferentes idades participaram com muita alegria e disposição! Jogos de teatro, percussão corporal, e atividades visuais marcaram este primeiro encontro.